Detalhes do Post

O que pesquisar na hora de comprar um imóvel

O que pesquisar na hora de comprar um imóvel

O poder da pesquisa é imenso, em qualquer situação de consumo. Comprar imóvel, então, sem pesquisar, é atirar-se em uma aventura: com grandes chances de terminar em arrependimento. Mesmo quem tem pouco tempo disponível precisa basear a escolha do imóvel novo em uma pesquisa bem feita, porque isso aumentará muito as chances de uma compra bem sucedida.

O que pesquisar quando a escolha é por um financiamento imobiliário
Pesquisar de forma a munir-se de toda informação possível sobre o que há em torno dos financiamentos imobiliários é ficar livre de surpresas. Para te dar uma ideia da complexidade de se escolher, como forma de pagamento de um imóvel, o financiamento, trazemos, aqui, os índices aplicados a esse tipo de contratação:

INCC – Índice Nacional de Custos da Construção
Esse índice é calculado segundo a evolução dos custos que giram em torno de se construir unidades habitacionais. A Fundação Getúlio Vargas é responsável por calculá-lo, e ele é aplicado, principalmente, em contratos de imóveis na planta ou ainda em construção.

IGPM-M
Quando se compra um imóvel diretamente com a incorporadora, o Índice Geral de Preços do Mercado costuma ser usado para corrigir as parcelas que vencem após a entrega das chaves. Esse índice também é calculado pela Fundação Getúlio Vargas- FGV.

TR
A Taxa Referencial de Juros serve para ajustar as parcelas dos imóveis cujo financiamento é feito pelos bancos. Ela é aplicada para corrigir os valores das prestações que vencem depois que o comprador já está na posse do bem. Também é utilizada para correção monetária dos valores aplicados na caderneta de poupança.

O que pesquisar ao decidir por consórcio de imóvel
O principal fator a ser considerado ao decidir entrar em um consórcio para comprar imóvel é a idoneidade da administradora. Como o mercado de consórcios vem crescendo muito – só em 2015 mostrou uma evolução de 41,5%, segundo dados da ABAC, associação que reúne as administradoras de consórcios –, é importante conhecer a reputação da administradora do consórcio escolhido.

Consórcios são autorizados a funcionar, e fiscalizados, pelo Banco Central, que mantém um ranking no qual constam todas as administradoras. Acessar esse ranking dará a você noção do que esperar de cada empresa, já que elas estão listadas de acordo com o bom desempenho que apresentam. Esse desempenho é avaliado pelo número de reclamações julgadas procedentes em um período: quanto menor a quantidade de reclamações mais alta a colocação da administradora no ranking.

E, uma colocação alta significa qualidade de atendimento ao consorciado. No ranking é possível conhecer ainda o número total de cliente ativos de uma administradora, fator que demonstra sua aceitação no mercado.