Detalhes do Post

COMPORTAMENTO PROFISSIONAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS

COMPORTAMENTO PROFISSIONAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS

COMPORTAMENTO PROFISSIONAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS

 Por Andréa Oliveira

 

Do ponto de vista mercadológico, o corretor de imóveis é o profissional que realiza a intermediação de negócios imobiliários, estabelecendo um elo contratual entre o fornecedor e o consumidor, ou melhor, entre o atual dono do imóvel (vendedor/alienante) e o pretendente à aquisição desse mesmo imóvel (comprador/adquirente).

Dessa forma, “pode-se perceber que a atuação do corretor de imóveis é essencial para o mercado imobiliário e, ainda, para a economia, a sociologia, a história, a arquitetura e o urbanismo, as relações humanas e diversas outras ciências que impactam na dinâmica social”, afirma Fernando de Magalhães Júnior, professor do curso Capacitação de Corretor de Imóveis, elaboradopelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Assim percebemos o quão importante é o papel desse profissional, pois ele irá atender aos anseios e às expectativas da clientela que possui um perfil bastante diversificado, com características ecléticas e específicas. Além disso, deve ter preparo técnico suficiente para enfrentar a concorrência acirrada do mercado imobiliário.

A capacitação profissional exigida para que você possa desempenhar a função de corretor de imóveis de forma eficiente abrange: - Conhecimentos sólidos a respeito do mercado imobiliário e dos diversos segmentos da clientela; - Entendimento de finanças e de investimentos; - Noções de arquitetura e engenharia e conhecimentos adequados para fazer a avaliação de imóveis; - Trabalho com ética profissional, no atendimento dos clientes e no relacionamento com os colegas; - Competência para explorar as estratégias de marketing para concretização das transações imobiliárias; - Compreensão de dinâmica do mercado imobiliário, entre outros aspectos.

 

Comportamento

 

Uma característica indispensável ao sucesso do corretor de imóveis é a sua atuação fundamentada nos princípios da ética profissional. Como resultado de um comportamento ético, temos o relacionamento saudável entre as pessoas, a confiança mútua e o bem-estar social.

Do ponto de vista profissional, podemos dizer que as atitudes comportamentais do corretor de imóveis devem ser: - Honestidade; - Lealdade; - Rendimento elevado; - Respeito à dignidade humana; - Sigilo profissional; - Respeito às normas e obediência às condições preestabelecidas, entre outras.

Além disso, algumas atitudes são consideradas imprescindíveis para desempenhar um comportamento profissionalmente ético, tais como: agir com transparência; adotar conduta profissional exemplar, podendo servir de referência a outros profissionais; e respeitar seus colegas de trabalho. Por exemplo, não interferir em negociações já desenvolvidas por outro corretor de imóveis.

 

Fonte: https://www.cpt.com.br/cursos-negocios-imobiliarios/artigos/comportamento-profissional-do-corretor-de-imoveis