Detalhes do Post

10 dicas para economizar luz na sua casa

10 dicas para economizar luz na sua casa

10 dicas para economizar luz

Confira algumas dicas que você pode utilizar para reduzir sua conta de energia elétrica. A conta de energia elétrica representa um grande custo mensal para uma grande parte das famílias brasileiras. Além disso, esse tipo de energia é um recurso natural que gera impacto no meio ambiente e, por isso, deve ser usado de forma consciente.

 

  • Invista nas lâmpadas certas

Esse é um verdadeiro investimento que vale a pena para economizar energia em casa: trocar as lâmpadas eletrônicas pelas de LED.

Para se ter uma ideia, as lâmpadas de LED, que começaram a aparecer por aqui em 2009, não têm sua vida reduzida ao serem ligadas e desligadas constantemente e são duas vezes mais econômicas que as eletrônicas e seis vezes mais que as incandescentes.

Também podem ser encontradas em diversas cores, entre elas a branca e a branca morna, ideal para a iluminação indireta.

 

  • Invista na iluminação natural

Na hora de construir ou reformar, invista na iluminação natural colocando mais janelas e claraboias pela casa. Este tipo de decoração econômica reduz o consumo de iluminação artificial e ar condicionado, e também é muito mais saudável.

 

  • Use cores claras

Usar cores claras nas paredes e no teto ajuda a refletir a luz natural que entra pelas janelas. Assim os ambientes permanecem mais claros por mais tempo, ajudando a gastar menos energia. Se gostar de cores quentes, eleja apenas uma parede para isso.

 

  • Evite deixar aparelhos eletrônicos em stand by

Mesmo desligados, o aparelhos eletrônicos em stand by podem representar um gasto elétrico de até 12%.

 

  • Racionalize o uso do ferro elétrico, chuveiro e da máquina de lavar.

Evite usar esses aparelhos, considerados de alto consumo, nos horários de pico. O consumo é maior e eles acabam puxando ainda mais, fazendo o reloginho andar mais depressa. O chuveiro elétrico gasta mais entre 18h e 21h, quando a maioria das pessoas chega do trabalho.

 

  • Instale um sistema de aquecimento solar

Hoje há kits de todos os tamanhos. Se você instalar um apenas para o aquecimento da água do banho, por exemplo, você já estará gastando muito menos energia no dia a dia. O investimento compensa.

 

  • Mantenha os filtros dos aparelhos de ar-condicionado bem higienizados

O filtro sujo também faz com que o temporizador do ar-condicionado seja acionado mais vezes para manter a temperatura. Filtros bem higienizados e limpos também significam economia de energia em casa.

 

  • Não forre as prateleiras da geladeira

Aqueles forrinhos nas prateleiras podem até ser bonitinhos para alguns, mas prejudicam a circulação do ar frio. A geladeira também trabalhará mais, puxando mais energia, para compensar.

 

  • Instale um sistema de aquecimento solar

Hoje há kits de todos os tamanhos. Se você instalar um apenas para o aquecimento da água do banho, por exemplo, você já estará gastando muito menos energia no dia a dia. O investimento compensa.

 

  • Verifique a borracha de vedação da geladeira

Borrachas em mal estado de conservação fazem a geladeira ligar o motor mais vezes para manter a temperatura. Mantê-las sempre novas ajuda a conservar melhor os ambientes e a gastar menos energia.

 

Agora que você já sabe como a decoração econômica pode ajudar sua casa e seu bolso, adote essas medidas e ajude o meio ambiente.